Thursday, January 18, 2007

 

Surpresa

Numa Eucaristia em que participei, por estar no fim de ano, uma cristã pediu se podia dar um pequeno testemunho.
No final, dirigiu-se à Assembleia nestes termos: “1.º - Hoje faço anos e só há pouco tempo entendi que temos de estar sempre preparados para a morte; 2.º - Estou feliz porque a minha filha casou há três anos e não engravidava. E há tempos foi a família toda a Fátima e, de lágrimas nos olhos, pedi a Nossa Senhora de Fátima – Tu que foste Mãe, faz que a... também o venha a ser; 3.º - Deus concedeu-nos esta graça e na primeira ecografia que a minha filha fez, via-se o bater do coração do feto. Então entendi que a vida é desde a concepção e compreendi a posição da Igreja face ao aborto...”
Estas palavras sensibilizaram-me. Já por virem de quem tem compromissos políticos e partidários, já por serem espontâneas e inesperadas.
A juntar a este testemunho, enquanto pedalava numa bicicleta no ginásio, um dos monitores falava com uma pessoa ao lado e declarava: estou contra a execução de Saddam Hussein. A vida não nos pertence, por isso, não a podemos tirar, ainda que ao maior ditador. E sou sobretudo contra o aborto, a morte de uma criança inocente, sem defesa sequer da própria mãe...
Captei estas duas mensagens. E eu que entendi, por estar em tempo de Natal que não deveria ainda falar do referendo ao aborto, levei estas duas “bofetadas” para perder a cobardia e dizer definitivamente Não ao aborto! Afinal é a vida de um inocente indefeso e, como dizia este jovem do segundo testemunho, a vida não nos pertence!...
Sei que há que criar condições para as mães que o são sem condições para tal.
Sei que a nossa sociedade tem de uma vez por todas deixar de criar políticas ao seu jeito, para dar condições de plena liberdade às mães que também o querem ser.
Não é fechando Centros de Saúde e Escolas e criando clínicas abortivas que se dão essas condições.
Por isso, há muito para mudar nas mentes e na sociedade portuguesa!
S.

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?